@MastersThesis{Abdallah:2005:SiCoPI,
author = "Abdallah, Yasser Mahmud",
title = "Sintonia de controlador PID via procedimento adaptativo para
controle de atitude de ve{\'{\i}}culos lan{\c{c}}adores",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2005",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2004-02-20",
keywords = "controle de atitude, controle adaptativo por modelo de
refer{\^e}ncia, controle autom{\'a}tico, ve{\'{\i}}culos
lan{\c{c}}adores, controle realimentado, controle proporcional,
attitude control, model reference adaptative control, automatic
control, launch vehicles, feedback control, proportional
control.",
abstract = "Este trabalho descreve um procedimento para sintonizar
controladores PID. A id{\'e}ia principal {\'e} utilizar um
m{\'e}todo baseado em sistemas adaptativos por modelo de
refer{\^e}ncia para estimar os par{\^a}metros do controlador
PID. Para avaliar este m{\'e}todo ser{\'a} utilizado o controle
de atitude de ve{\'{\i}}culos lan{\c{c}}adores. A
inten{\c{c}}{\~a}o {\'e} buscar um melhor desempenho do que
obtido com os m{\'e}todos convencionais j{\'a} utilizados:
m{\'e}todos anal{\'{\i}}tico e linear quadr{\'a}tico. O
ve{\'{\i}}culo lan{\c{c}}ador {\'e} considerado um corpo
r{\'{\i}}gido de terceira ordem. Como o modelo de
refer{\^e}ncia do sistema {\'e} especificado de acordo com os
requisitos de projeto que s{\~a}o considerados como um sistema de
segunda ordem e o sistema em malha fechada do controle de atitude
PID do ve{\'{\i}}culo lan{\c{c}}ador {\'e} de quarta ordem com
dois zeros, n{\~a}o h{\'a} {"}matching{"} entre o modelo de
refer{\^e}ncia e o sistema de controle. A lei de
adapta{\c{c}}{\~a}o proposta para o problema {\'e} composta por
um termo integral e um proporcional. Como controladores PID
s{\~a}o muitos difundidos, o m{\'e}todo deste trabalho pode ser
utilizado em problemas semelhantes em {\'a}reas da ind{\'u}stria
aeroespacial, controle de processos, rob{\'o}tica, entre outras
aplica{\c{c}}{\~o}es industriais. ABSTRACT: This work describes
a procedure for tuning PID controllers. The key idea is to use a
method based on a model reference adaptive system to estimate PID
control parameters. To evaluate this method it will be used an
attitude control system of a launch vehicle. The intention is to
achieve better performance than classical methods, analytic method
and LQ method. Since the performance specification is considered
as a second order system and the close loop of the launch vehicle
PID attitude control system has fourth order with two zeros, there
is no matching between the reference model and the launch vehicle
control system. The proposed adaptive law uses a proportional and
integral terms. Since PID controllers are largely used in the
industries, the method proposed in this work can be used in
similar problems in aerospace industry, process control, robotic,
among other industrial application.",
committee = "Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (presidente) and Leite Filho,
Waldemar de Castro (orientador) and Carrara, Valdemir and Hemerly,
Elder Moreira",
copyholder = "SID/SCD",
englishtitle = "An adaptive tuning strategy of PID attitude control system of
launcher vehicle",
language = "pt",
pages = "127",
ibi = "6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/BQT3r",
url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/BQT3r",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "02 maio 2024"
}