Fechar

@MastersThesis{Abdallah:2005:SiCoPI,
               author = "Abdallah, Yasser Mahmud",
                title = "Sintonia de controlador PID via procedimento adaptativo para 
                         controle de atitude de ve{\'{\i}}culos lan{\c{c}}adores",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2005",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2004-02-20",
             keywords = "controle de atitude, controle adaptativo por modelo de 
                         refer{\^e}ncia, controle autom{\'a}tico, ve{\'{\i}}culos 
                         lan{\c{c}}adores, controle realimentado, controle proporcional, 
                         attitude control, model reference adaptative control, automatic 
                         control, launch vehicles, feedback control, proportional 
                         control.",
             abstract = "Este trabalho descreve um procedimento para sintonizar 
                         controladores PID. A id{\'e}ia principal {\'e} utilizar um 
                         m{\'e}todo baseado em sistemas adaptativos por modelo de 
                         refer{\^e}ncia para estimar os par{\^a}metros do controlador 
                         PID. Para avaliar este m{\'e}todo ser{\'a} utilizado o controle 
                         de atitude de ve{\'{\i}}culos lan{\c{c}}adores. A 
                         inten{\c{c}}{\~a}o {\'e} buscar um melhor desempenho do que 
                         obtido com os m{\'e}todos convencionais j{\'a} utilizados: 
                         m{\'e}todos anal{\'{\i}}tico e linear quadr{\'a}tico. O 
                         ve{\'{\i}}culo lan{\c{c}}ador {\'e} considerado um corpo 
                         r{\'{\i}}gido de terceira ordem. Como o modelo de 
                         refer{\^e}ncia do sistema {\'e} especificado de acordo com os 
                         requisitos de projeto que s{\~a}o considerados como um sistema de 
                         segunda ordem e o sistema em malha fechada do controle de atitude 
                         PID do ve{\'{\i}}culo lan{\c{c}}ador {\'e} de quarta ordem com 
                         dois zeros, n{\~a}o h{\'a} {"}matching{"} entre o modelo de 
                         refer{\^e}ncia e o sistema de controle. A lei de 
                         adapta{\c{c}}{\~a}o proposta para o problema {\'e} composta por 
                         um termo integral e um proporcional. Como controladores PID 
                         s{\~a}o muitos difundidos, o m{\'e}todo deste trabalho pode ser 
                         utilizado em problemas semelhantes em {\'a}reas da ind{\'u}stria 
                         aeroespacial, controle de processos, rob{\'o}tica, entre outras 
                         aplica{\c{c}}{\~o}es industriais. ABSTRACT: This work describes 
                         a procedure for tuning PID controllers. The key idea is to use a 
                         method based on a model reference adaptive system to estimate PID 
                         control parameters. To evaluate this method it will be used an 
                         attitude control system of a launch vehicle. The intention is to 
                         achieve better performance than classical methods, analytic method 
                         and LQ method. Since the performance specification is considered 
                         as a second order system and the close loop of the launch vehicle 
                         PID attitude control system has fourth order with two zeros, there 
                         is no matching between the reference model and the launch vehicle 
                         control system. The proposed adaptive law uses a proportional and 
                         integral terms. Since PID controllers are largely used in the 
                         industries, the method proposed in this work can be used in 
                         similar problems in aerospace industry, process control, robotic, 
                         among other industrial application.",
            committee = "Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (presidente) and Leite Filho, 
                         Waldemar de Castro (orientador) and Carrara, Valdemir and Hemerly, 
                         Elder Moreira",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "An adaptive tuning strategy of PID attitude control system of 
                         launcher vehicle",
             language = "pt",
                pages = "127",
                  ibi = "6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/BQT3r",
                  url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/BQT3r",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "02 maio 2024"
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